domingo, 20 de dezembro de 2009

Livros de moda para finalizar 2009 com o pé direito e iniciar 2010 com os dois pés...

"O espírito das roupas – A moda do século XIX"de Gilda de Mello e Souza, Companhia das LetrasR$ 50,50 na Editora Companhia das Letras (Tel.: 11 3707-3500)Gilda de Mello e Sousa foi uma grande pensadora da cultura, da estética e da arte, e levava sempre em conta suas motivações sociais. Sua visão humanística e sensível também se nota quando seu objeto de estudo é a moda. Esse texto foi sua defesa de doutorado na Faculdade de Sociologia da USP, e nele inovou por se utilizar da literatura e da fotografia como base de sua pesquisa. Sua análise dos diversos papéis da moda na sociedade moderna do século 19 foi determinante para todos os estudiosos da área, mas o que é mais interessante é a maneira clara e profunda com que defende suas idéias. O texto da autora é delicioso e preciso e o que mais me agrada é a análise do significado profundo que tem a moda no universo e na história da mulher.


"Avedon Fashion 1944-2000"de Avedon Richard, Editora Abrams USA;R$ 243,00, na Livraria Cultura (Tel.: 11 3170 4033)Para quem gosta de moda, fotografia, estilo e design esse livro é o presente dos sonhos. Recém editado, ele apresenta o trabalho de um dos fotógrafos mais importantes da história da moda. Responsável pela modernização no estilo das fotos de moda, incorpora a irreverência, o movimento e a locação ao ar livre aos editoriais, anteriormente pomposos ou sisudos. Além disso, foi um personagem do grand monde e inspirou o personagem Dick Avery, vivido por Fred Astaire no filme "Cinderela em Paris" ("Funny Face", 1957), que também trás a deslumbrante Audrey Hepburn.


"A roupa e a moda – Uma história concisa"de James Laver, Companhia das LetrasR$ 70,50, na Editora Companhia das Letras (Tel.: 11 3707-3500)Para quem se interessa por história e particularmente pela história da moda esse livro é ótimo. Acessível e completo, fornece um panorama bastante abrangente das relações entre os acontecimentos históricos e a evolução da vestimenta. É portátil, ótimo para as férias, tem muitas imagens e é gostoso de ler. Pra mim é o volume número um da biblioteca básica de moda.


"Fashion design – Manual do estilista"de Sue Jenkyn Jones, Editora Cosac NaifyR$ 99,00, na Editora Cosac Naify (Tel.: 11 3218-1452)Esse volume, como o título indica, se propõe a ser um manual para quem faz moda e é ótimo para presentear quem acabou de entrar na faculdade. Com capítulos como "O projeto", "O ateliê da faculdade" e "A coleção final ...e além" o texto é indicado especialmente aos alunos, mas também agrada quem gosta de moda e quer entender melhor como ela funciona por dentro. O livro é completo e didático: fala de cores, formas e tecidos, linha do tempo da moda, modelagem e mercado. Mas devo alertá-los para um problema. Mesmo constando que o conteúdo tem alguma adaptação para o Brasil, a visão apresentada no livro vem da Inglaterra, onde o sistema industrial da moda existe desde o século 19, portanto, com uma realidade bem diferente da nossa. Como é indicado para estudantes, pode causar uma certa ilusão na cabeça dos jovens alunos.

"30 Anos de moda no Brasil"de Marília Scalzo, Editora LivreR$ 68,00, na Livraria Cultura (Tel.: 11 3170 4033)Divertido e completo, esse volume é muito benvindo no mercado editorial brasileiro. Com uma séria e ampla pesquisa da jornalista Marília Scalzo e equipe, o livro aborda os 30 últimos anos da moda brasileira, desde quando começou a criar estilo e força próprios. Modelos, fotógrafos e publicidade também fazem parte do texto que inclui os acontecimentos históricos e econômicos do período. Recém lançado pela editora Livre, decepciona na programação gráfica que, exageradamente presente, dificulta a leitura do texto gostoso e competente da autora.

"Dispa-me! – O que nossa roupa diz sobre nós"de Catherine Joubert, Editora Jorge ZaharR$ 32,00, na Livraria Cultura (Tel.: 11 3170 4033)Esse livro é diferente, achei interessante. Foi escrito por duas psicanalistas francesas e dedica-se a destrinchar as razões que estão por trás de certos hábitos ou gostos de se vestir. Para quem gosta de desvendar a alma humana é uma delícia. São relatos de casos e sua posterior análise, à luz da psicologia. Curtinho e bem leve, mesmo sendo profundo. Dá pra ler na praia.

"Moda: Uma história para crianças"de Katia Canton, Editora Cosac NaifyR$ 45,00, na Editora Cosac Naify (Tel.: 11 3218-1452)Este livro de história da moda para crianças, além do conteúdo histórico e do texto saboroso, tem um lindo trabalho de ilustração, cheio de colagens com tecidos e texturas. Meu conselho é acrescentar ao presente uma caixinha de costura, retalhos e aviamentos diversos como lantejoulas, fitas e botões. Que demais!

"The Corset" (em inglês)de Valerie Steele, Editora Yale University PresR$ 70,47, na Livraria Cultura (Tel.: 11 3170 4033)É um livro para aficionados na peça que historicamente foi uma das maiores companheiras da mulher. Para o bem o para o mal, o corset é responsável por acentuar a diferença entre os quadris e a cintura, tornando a fêmea mais atraente para o macho e está voltando à moda no momento em que a mulher já conquistou uma certa liberdade de escolha. A apresentadora e roteirista de tevê Fernanda Young é uma das adeptas da peça e está hypando na última playboy. Críticas e feminismos à parte, o livro é lindamente ilustrado e traz a história completa da peça com imagens de moda e arte.
"Histoire de la lingerie" (em francês) de Thomass Chantal, Editora PerrinR$ 69,64, na Livraria Cultura (Tel.: 11 3170 4033)Lançado no São Paulo Fashion Week pela própria autora, a francesa Chantal Thomass, esse livro traz a história da lingerie vista pelo ponto de vista da estilista que trouxe o gênero para a moda. A edição é bem charmosa para dar de presente, pois vem numa caixinha cor de rosa, embrulhada em papel de seda. O texto é em francês. E tem bastante texto.

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