sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fotos fotoshopadas

Deputados franceses querem alertas de saúde nas fotografias
Fotos fotoshopadas na França para proteger mulheres de Imagens falsas de beleza feminina

Um grupo de 50 políticos quer uma nova lei que determina imagens publicadas devem conter uma nota-declaração que as fotos foram modificadas digitalmente. A deputada Valerie Boyer do partido do Presidente Nicolas Sarkozy, disse que o crédito deve ter os seguintes dizeres: “Foto retocada para modificar a aparência pessoal”
Mas não é só. A deputada também escreveu um relatório para o governo sobre anorexia e obesidade e declarou “Nós queremos combater a imagem estereotipada de que todas as mulheres são jovens e magras”. E acrescenta “Estas fotos podem fazer as pessoas acreditarem em uma realidade que não existe, e tem um efeito devastador nos adolescentes. Muitos deles, as garotas em particular, não conseguem distinguir o mundo real do virtual, e podem desenvolver complexos que podem se iniciar muito cedo na vida. Em muitos casos, isto leva a anorexia e bulimia e outros problemas de saúde muito sérios”.
Boyer ainda aponta que a questão não é apenas de saúde pública mas também uma maneira de proteger o consumidor de tais publicações.
O alerta pode ter uma amplitude ainda maior e ser utilizado também em outdoors e até mesmo em embalagens de produtos. Nem as campanhas políticas e fotos mais artísticas escapariam das determinações da nova lei.
O presidente Sarkozy já teve suas fotos digitalmente modificadas dois anos atrás. A revista Paris Match apagou suas gordurinhas localizadas em uma foto em que ele aparece praticando canoagem.
A primeira dama Carla Bruni também já foi “fotoshopada” centenas de vezes durante sua carreira como supermodel.
A punição por descumprimento desta lei seria uma pesada multa que poderia chegar a 50% do custo total da campanha publicitária, pagas pelos publicitários que não obedecerem a determinacão.
A deputada Boyer não acredita que esta lei seja uma tentativa de boicotar a criatividade dos fotógrafos ou das campanhas publicitárias, mas sim uma forma de alertar o público consumidor de tais publicações para imagens que não sejam reais.




















Referência: www.closetonline.com.br

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